sexta-feira, 11 de novembro de 2011

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM ESCADA - MAIS QUE UM PROJETO...




Foto: Marcos Rosa

Quem faz os craques brilharem

O filósofo Fernando José de Almeida fala de como o coordenador pedagógico afina o time de docentes da escola

Nova-Escola

28/05/2009 18:51

Texto
Fernando José de Almeida 
Foto: Marcos Rosa
Foto: Fernando Almeida

Fernando Almeida é vicepresidente da TV Cultura

Não sei se você gosta de futebol. Eu sou um grande fã e, por mais que a ideia pareça um pouco gasta, resolvi iniciar este texto cometendo a imprudência de comparar a escola com uma equipe do esporte. Começo pelos jogadores - alunos, professores, funcionários - e pela torcida - os pais, a comunidade, todos os dirigentes da Educação e a sociedade, muitas camisas incentivando para que o gol da aprendizagem aconteça.

Esse timaço não joga sozinho. Precisa de um presidente - no caso da escola, o diretor. Referência de reflexão e planejamento geral, é ele quem define as decisões mais gerais (o presidente negocia patrocínios, o diretor constrói o Projeto Político Pedagógico e estabelece parcerias), dialoga com a torcida (se o presidente recebe as organizadas, o diretor cuida da articulação com a comunidade) e zela pela agremiação (em seu "clube", o diretor faz a gestão administrativa, de aprendizagem, do espaço e da equipe).

Mas um time só com presidente seria meio capenga. Equipes de sucesso exigem um profissional que não apenas mergulhe na história do esporte, mas que esteja antenado com as principais novidades na área. Que domine a arte e a ciência do jogo não apenas para chamar a equipe à unidade, estimule-a quando toma um gol inesperado - "Exatamente quando estávamos jogando tão bem!" - ou a modere quando algum jogador se exalta. No futebol, essa pessoa é o técnico. Na escola, é o coordenador pedagógico.

Para ser bem exercida, a função de coordenador supõe um enorme conhecimento do conjunto da escola. Quem são os alunos? Quais turmas apresentam maior dificuldade (e em quais disciplinas)? Como trabalham os professores? Quais necessitam de maior auxílio na formação em serviço? O que os estudantes estão aprendendo - e o que estamos fazendo para ajudar aqueles que ainda não chegaram ao nível desejado?

Como se vê, o foco desse profissional aponta fortemente para a gestão da aprendizagem e para a formação dos professores. Isso inclui dominar algumas coisas que nenhuma faculdade ensinou a ele: saber como o currículo foi desenhado, quando e como se articulam as áreas do saber e quais os modelos de avaliação disponíveis. Apesar de não ser uma tarefa fácil, ela é indispensável. É justamente o conhecimento das diferentes disciplinas, de seus objetivos, de suas propostas de recuperação, da bibliografia adotada e das metodologias propostas que conferirá a ele a respeitabilidade dos professores. Isso exige muito estudo.

Vejo duas grandes perguntas a respeito da atuação do profissional. A primeira: o que, exatamente, ele tem de saber? Eu diria que a boa notícia é que ele não precisa entender de tudo. Sua função primordial é procurar formas de ajudar os professores de todas as disciplinas a avançar. A primeira edição da revista NOVA ESCOLA GESTÃO ESCOLAR traz um excelente exemplo de como esse auxílio acontece na vida real. A reportagem Documentos em Ordem mostra como a coordenação pedagógica pode orientar a equipe de professores na produção e montagem de portfólios, registros, pautas de observação, diários de aula e notas, registros fundamentais para o trabalho de qualquer docente.

A segunda pergunta: como (e onde) conseguir esses conhecimentos? Os caminhos são diversos: uma boa visita às livrarias da cidade, uma exploração atenciosa do acervo pedagógico na biblioteca do bairro, programas de formação oferecidos pelas Secretarias e outras instituições e a participação em seminários e congressos - com o compromisso evidente de socializar as informações principais para os demais profissionais da escola. Assim, o coordenador vai constituindo sua figura como um parceiro e um orientador do trabalho docente.

Para isso tudo, o coordenador tem meios de atuação difusos: a presença nas atividades pedagógicas que alunos e professores promovem, a conversa individual com os docentes e a direção, as apresentações de trabalhos, as organizações de estudos do meio, as visitas e as festas, o material que ele torna disponível na sala dos professores, os avisos que deixa no quadro e até mesmo a sala do cafezinho. Mas ele conta ainda com um momento privilegiado. É o chamado Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), período de formação em serviço durante o qual seu "jeitão" aparece e se consolida. Ali, o coordenador desenvolve seu máximo trabalho: fazer com que os professores, os verdadeiros craques do time escolar, brilhem (porque são as estrelas e, afinal, cabe a eles preparar as aulas, trabalhar duramente com centenas e centenas de alunos, corrigir provas e trabalhos, extenuar a voz para ser ouvido e ainda readequar suas aulas ao seu plano inicial).

No HTPC, o coordenador ilumina o trabalho dos docentes, colocando-os como o centro do processo de ensino e aprendizagem: o que cada um deles faz de melhor? O que precisa aprofundar, estudar mais, trocar com os colegas? É possível, por exemplo, levar para esse horário uma prova tão boa, concebida por um dos integrantes da equipe, que mereça ser estudada pelos colegas.

Atitudes assim põem em relevo a liderança do coordenador pedagógico. Não se trata, aqui, de liderança como imposição, mas como prestação de serviço, que junta as partes dispersas, evidencia as coisas boas, participa do dia-a-dia, avalia rumos, dá ideias com base nas necessidades, estimula práticas criativas de alunos e professores e apoia o diretor para cumprir sua tarefa de construir caminhos para a escola junto com a comunidade. Para retornar à metáfora futebolística, ele é um dos que mais ajudam a bola a correr bem redonda no gramado. Como o técnico, pode até não entrar em campo nem levantar o troféu, mas, sem ele, não existe time campeão.  




conheçam aqui algumas de nossas técnicas maravilhosas:


 Esta é a Profa. e Coordenadora Pedagógia Elza, lotada na Escola Municipal Gerôncio Falcão. O Projeto desenvolvido por ela foi Ambiente e Cidadania - Água Tratada, Saúde Preservada !





















Professora e Coordenadora Pedagógica Elizabete Cristina, lotada na Escola Municipal Mário Domingues. O Projeto desenvolvido por ela foi Reciclar é Importante e Contos Infantis!
 
 Professora e Coordenadora Pedagógica Clécia, lotada na Escola Municipal Maria Cabral . O Projeto desenvolvido por ela foi sobre Reciclagem e brincadeiras  Infantis!

 Professora e Coordenadora Pedagógica Dalvani, lotada na Escola Municipal Edson Nunes. O Projeto desenvolvido por ela foi  S.O.S. RIO IPOJUCA!
 
Professora e Coordenadora Pedagógica Ver^nica, lotada na Creche Municipal Anseio de Um Progresso Contínuo  . O Projeto desenvolvido por ela foi sobre Brincar e
Aprender!

 
 
 

Professora e Coordenadora Pedagógica Bruna, lotada na Escola Municipal Maria José Lucas . O Projeto desenvolvido por ela foi sobre As Tradições Culturais Brasileiras!

 Professora e Coordenadora Pedagógica Maria Inês, lotada na Escola Municipal Veronice Maria da Conceição . O Projeto desenvolvido por ela foi sobre Educação Especial!

Professora e Coordenadora Pedagógica Jacira, lotada na Escola Municipal Marechal Costa e Silva . O Projeto desenvolvido por ela foi sobre O Meio Ambiente!








 
Professora e Coordenadora Pedagógica Ceça, lotada na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves . O Projeto desenvolvido por ela foi sobre Reciclar é Viver e Cultura Popular!
 
 SUBSETORES DE ESCADA
 Professora e Supervisora do Sub setor Marliete 
 . O Projeto desenvolvido por ela foi As cores da nossa Bandeira e riquezas do Brasil!
 

 

Professora e Coordenadora Pedagógica Cici, lotada na Escola Municipal São Severino dos Ramos . O Projeto desenvolvido por ela foi sobre Contos!

Professora e Coordenadora Pedagógica Sueli, lotada na Escola Municipal Monte Sinai. O Projeto desenvolvido por ela foi sobre A Consciência Ecológica!

 Professora e Coordenadora Pedagógica Ceiça, lotada na Escola Municipal Maria Lins de Holanda. O Projeto desenvolvido por ela foi sobre Reciclagem e Jogos Educativos!
 
 

 Professora e Coordenadora Pedagógica Lourdes, lotada no Escola Municipal Barão de Suassuna. O Projeto desenvolvido por ela foi A Matemática com Jogo de Varetas!
 

 Professora e Coordenadora Pedagógica Gorete , lotada na Escola Municipal Dr. José Henrique. O Projeto desenvolvido por ela foi o de Higiene Bucal!

 Professora e Coordenadora Pedagógica Barroso, lotada na Escola Municipal Zenóbio Lins. O Projeto desenvolvido por ela foi sobre a História da Companhia Industrial Pirapama onde nasceu esta unidade Escolar!

 Professora e Coordenadora Pedagógica Neide, lotada na Escola Municipal Ministro André em Freixeiras. O Projeto desenvolvido por ela foi Páscoa Solidária!


 Professora Edneuza, diretora da Escola Municipal Lygia Magdala.

 Professora e Coordenadora Pedagógica Madalena, lotada na Escola Municipal Humberto de Campos. O Projeto desenvolvido por ela foi sobre Higiene Pessoal!
 Esta gracinha de menina, aluna da Escola era quem explicava todo o processo, cantou a música do Sapo que não lava o pé e me ensinou os hábitos de higiene!!!
muitooooooooooooo bom!!!












PARABÉNS MENINAS...VOCÊS FAZEM TODA DIFERENÇA!!!

2 comentários:

  1. Realmente a classe educadora do Município de Escada está de parabéns, cada um exercendo seu papel com muita dignidade, garra, esforço e amor acima de tudo, não tem como não dá certo, parabéns a todos, que particularmente tem dado sua dose de contribuição, está tudo muito lindo..

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a toda Educação de Escada, por esta grande ação de motivação escolar!

    ResponderExcluir

HAVERÃO FRUTOS...


SEI QUE HAVERÁ FRUTOS, SÓ NÃO SEI QUE FRUTOS SERÃO.

SEI QUE HAVERÁ FLORES, SÓ NÃO SEI QUE FLORES SERÃO.

SEI QUE HAVERÁ FOLHAS, SÓ NÃO SEI QUE SOMBRAS FARÃO.

SEI, PORÉM QUE A SEMENTE QUE SEMEEI

FOI ESCOLHIDA ENTRE AS MELHORES.

SEI TAMBÉM QUE AO SEMEAR, COLOQUEI

TODO MEU AMOR E MINHA CAPACIDADE,

NÃO SEI SE A VERDADE QUE BROTARÁ, SERÁ A VERDADE QUE SEMEEI.

SEI AINDA, QUE A MINHA INTENÇÃO E O MEU EMPENHO

FOI O MELHOR QUE TINHA EM MIM.

NÃO SEI QUE VERDADE BROTARÁ EM CADA UM,

MAS SEI QUE A VERDADE DE CADA UM,

DEPENDERÁ DA CORAGEM, DO ESFORÇO

E DA PERSISTÊNCIA DE CADA UM,

A SEMENTE FOI A MESMA, E OS CUIDADOS TAMBÉM,

A DIFERENÇA ESTÁ NAS MÃOS DE CADA UM.

“CEÇA - Presidente dos Conselhos Tutelares de Pernambuco"