segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Como ensinar à criança a importância de respeitar os mais velhos...

Como você ensina no dia a dia o valor dos mais velhos ao seu filho?


Heloiza Camargo

  shutterstock
Com certeza, o seu filho tem contato com os mais velhos, seja de forma mais direita (com avós, tios) ou de maneira mais geral, como vizinhos, pessoas na rua. Por isso, é fundamental ensinar às crianças que os idosos precisam ser respeitados e, mais do que isso, amados, com diz Regina Célia Fonseca, professora de psicologia da Faculdade Pequeno Príncipe (PR). 


Segundo a professora, há duas maneiras, complementares, de se fazer isso: pelo modelo e pelo diálogo. “É mais do que sabido que as crianças aprendem melhor, e mais fácil, observando o comportamento dos pais”, afirma Regina. A prática é que mostra para elas que o respeito aos mais velhos precisa estar embutido em ações do dia a dia. “Não dá para o pai dizer que o filho tem que ser educado com todos se, na fila do banco, ele reclama que os mais velhos passam na frente”, explicou. A segunda maneira, o diálogo, vem para ajudar a reforçar a prática. “É aí que os pais conseguem explicar para as crianças que a vida é um ciclo e que a velhice faz parte da condição do homem.” 
A especialista reforça que, além do respeito, as crianças ganham sempre com a experiência dos mais velhos. “Aconselho os pais a sempre dizerem para o filho coisas como ‘você sabe o quanto de coisas o seu avô pode te ensinar?’. Isso faz com que haja uma valorização da sabedoria conquistada com a experiência”, diz Regina. 


(Leia também: Os avós e a educação dos netos)


Uma outra maneira gostosa de conversar com o seu filho sobre o assunto é por meio nos livros. Recém-lançado, Ser Idoso É... (Ed. Mundo Mirim, R$ 24,90) mostra de forma simples e bonita o “gira gira da vida”. Na obra, o autor e ilustrador Fábio Sgroi se vale do Estatuto do Idoso para mostrar às crianças, por meio de seus traços, o que elas podem fazer para garantir que os itens do documento sejam cumpridos. “Eu já tinha feito um livro infantil sobre a Declaração Universal dos Direitos do Homem e outro sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Fechei o ciclo com o foco nos idosos”, contou Sgroi. 


Segundo o autor, o objetivo da obra era tornar a linguagem do Estatuto mais acessível para as crianças. No documento há itens como a garantia de gratuidade nos transportes públicos para maiores de 65 anos e o direito à moradia (se o idoso não tiver família nem casa, é dever do Estado dar a ele um lar). E você, como mostra para o seu filho que respeitar os idosos é fundamental?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HAVERÃO FRUTOS...


SEI QUE HAVERÁ FRUTOS, SÓ NÃO SEI QUE FRUTOS SERÃO.

SEI QUE HAVERÁ FLORES, SÓ NÃO SEI QUE FLORES SERÃO.

SEI QUE HAVERÁ FOLHAS, SÓ NÃO SEI QUE SOMBRAS FARÃO.

SEI, PORÉM QUE A SEMENTE QUE SEMEEI

FOI ESCOLHIDA ENTRE AS MELHORES.

SEI TAMBÉM QUE AO SEMEAR, COLOQUEI

TODO MEU AMOR E MINHA CAPACIDADE,

NÃO SEI SE A VERDADE QUE BROTARÁ, SERÁ A VERDADE QUE SEMEEI.

SEI AINDA, QUE A MINHA INTENÇÃO E O MEU EMPENHO

FOI O MELHOR QUE TINHA EM MIM.

NÃO SEI QUE VERDADE BROTARÁ EM CADA UM,

MAS SEI QUE A VERDADE DE CADA UM,

DEPENDERÁ DA CORAGEM, DO ESFORÇO

E DA PERSISTÊNCIA DE CADA UM,

A SEMENTE FOI A MESMA, E OS CUIDADOS TAMBÉM,

A DIFERENÇA ESTÁ NAS MÃOS DE CADA UM.

“CEÇA - Presidente dos Conselhos Tutelares de Pernambuco"