quarta-feira, 1 de junho de 2011

PEC's - Sistema de Comunicação por Troca de Imagens / Em Escada agente tem!!!

Encontro das Professoras de AEE e Educação Especial, na Secretaria Municipal de Educação em Escada. 
CICI, Coordenadora da Escola Municipal São Severino dos Ramos, colaborando com nosso formação.

PECS (Sistema de Comunicação por Troca de Imagens)

Sendo o tema desde espaço de partilha a Comunicação Alternativa e Aumentativa, achamos importante divulgar informação sobre os PECS, para vos inteirar de algum trabalho que será desenvolvido neste portefólio digital.
O que é o PECS? Qual a sua importância? Quem pode beneficiar desde sistema? Para compreender melhor esta temática, irá ser feita uma breve abordagem, de forma a responder às perguntas anteriormente feitas.
O PECS, também conhecido por Sistema de Comunicação por Troca de Imagens (Picture Exchange Communication System), é um sistema que permite desenvolver a comunicação interpessoal, principalmente em pessoas com dificuldades severas de comunicação (Almeida, Piza, Lamônica, 2005).
Este sistema permite desenvolver a compreensão, reduzir a frustração de quem tem dificuldade em falar e permite um poder de maior escolha de quem não se expressa oralmente (Pedrosa, 2006). Além disso, pelo facto de associar o som à imagem, pode desenvolver a própria comunicação oral (Almeida et al, 2005).

O PECS deve ser usado por pessoas com dificuldades na linguagem falada, como por exemplo pessoas com autismo (Pedrosa, 2006), e pretende desenvolver a independência e a espontaneidade da comunicação (Soares, 2006).
Existe um conjunto de procedimentos, objectivos específicos, fases de aplicação e respectivas instruções, das quais não iremos falar. No entanto, se tiverem curiosidade poderão consultar os seguintes sites:

Este sistema possui símbolos simples, é fácil reconhecer o seu significado, é de baixo custo e relacionam-se com uma grande diversidade de situações de vida diária. Além disso, podem ser utilizado apenas com uma pessoa ou em grupo (Almeida et al, 2005).

É necessário salientar que a escolha de símbolos deve ser adaptada aos interesses de cada criança, para garantir a sua motivação e facilitar a compreensão. Deve-se trabalhar imagens que ela conheça e goste, para aumentar a espontaneidade da situação (Soares, 2006).
Para mais informação sobre os símbolos poderão consultar alguns sites:

Apesar de algumas pessoas criticarem a utilização de gestos, com a justificação de que estes nem sempre são entendidos por toda a gente, é necessário realçar que a estes gestos facilita a compreensão e expressão da criança, nomeadamente no Autismo, pois permite contextualizar a mensagem transmitida (Soares, 2006).
Concluímos, afirmando que os PECS, assim como outras técnicas da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), permitem uma melhor expressão de quem tem dificuldade em exprimir-se e melhoram as relações com o mundo, pois a criança sente-se mais compreendida e aceite por quem a rodeia.
Bibliografia

  • Almeida, M. A., Machado, M. H. P.& Lamônica, D. A. C (2005). Adaptações do sistema de comunicação por troca de figuras no contexto escolar. Pró-Fono R. Atual. cient. vol.17, Nº2, Barueri. In http://www.scielo.br/. Visualizado a 29 de Dezembro de 2009. 
  • Soares, R. S. (2006). Usar métodos Alternativos e Aumentativos da comunicação. In http://apacdah.no.sapo.pt/. Visualizado a 29 de Dezembro de 2009. 
  • Pedrosa S. (2006). PECS Picture Exchange Communication System (Sistema de Comunicação por Troca de Imagens). In www.appda-lisboa.org.pt/. Visualizado a 29 de Dezembro de 2009.

Neste encontro estiveram presentes as Professoras da Escola Municipal Dr. José Henrique, da Escola Municipal Veronice Maria da Conceição e da Escola São Severino dos Ramos. As Coordenadoras Cici e estiveram presentes prestigiando suas respectivas professoras. Dra. Silvia Leticia coordenou as atividades nas dependências de nossa Secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HAVERÃO FRUTOS...


SEI QUE HAVERÁ FRUTOS, SÓ NÃO SEI QUE FRUTOS SERÃO.

SEI QUE HAVERÁ FLORES, SÓ NÃO SEI QUE FLORES SERÃO.

SEI QUE HAVERÁ FOLHAS, SÓ NÃO SEI QUE SOMBRAS FARÃO.

SEI, PORÉM QUE A SEMENTE QUE SEMEEI

FOI ESCOLHIDA ENTRE AS MELHORES.

SEI TAMBÉM QUE AO SEMEAR, COLOQUEI

TODO MEU AMOR E MINHA CAPACIDADE,

NÃO SEI SE A VERDADE QUE BROTARÁ, SERÁ A VERDADE QUE SEMEEI.

SEI AINDA, QUE A MINHA INTENÇÃO E O MEU EMPENHO

FOI O MELHOR QUE TINHA EM MIM.

NÃO SEI QUE VERDADE BROTARÁ EM CADA UM,

MAS SEI QUE A VERDADE DE CADA UM,

DEPENDERÁ DA CORAGEM, DO ESFORÇO

E DA PERSISTÊNCIA DE CADA UM,

A SEMENTE FOI A MESMA, E OS CUIDADOS TAMBÉM,

A DIFERENÇA ESTÁ NAS MÃOS DE CADA UM.

“CEÇA - Presidente dos Conselhos Tutelares de Pernambuco"