quarta-feira, 17 de agosto de 2011

0800 281 1520 PARA AJUDAR AOS QUE PRECISAM DE SOCORRO EM RELAÇÃO AS DROGAS...

CAPS oferecem tratamento para dependentes químicos

No Recife existem seis unidades que oferecem ajuda para o problema; o apoio da família é crucial para o tratamento do dependente



Reprodução/TV Globo
Foto: Reprodução/TV Globo
Muitas pessoas em Pernambuco não conseguem se livrar do vício em drogas e precisam de ajuda mas, não sabem onde encontrar auxílio. Atualmente há uma rede a disposição dessas pessoas, são os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Uma das unidades fica no bairro do Hipódromo. No local, 120 usuários realizam um programa que inclui, além do tratamento do vício, a reinserção social.

De acordo com gerente do CAPS do Hipódromo, Magda Figueroa (foto 1), o tratamento é elaborado de tomando como base as necessidades de cada paciente. “O usuário é acolhido pelo serviço e é discutido com ele a maneira como se dará o tratamento. A partir daí é constituído um projeto terapêutico, onde ele poderá participar de terapias de grupo, terapias ocupacionais, oficinas de geração de renda, atividades na academia da cidade, tudo de acordo com o perfil de cada um”, explica.  

A unidade do Hipródromo é um dos seis CAPS ‘AD’ que oferecem tratamento no Recife. Dois desses centros são destinados ao tratamento de adolescentes. As letras AD referem-se aos tratamentos do uso de álcool e drogas, oferecidos nas unidades. Ao todo, cerca de três mil pessoas já foram atendidas nos Centros de Atenção Psicossocial da cidade.

Faz parte do tratamento incentivos para que os dependentes retomem as suas vidas. “Nós estimulamos a vivência dos hábitos que ficaram esquecidos durante o processo do adoecimento. Nós estimulamos desde o cotidiano, incentivando cuidados com o ambiente em que eles vivem até a vida profissional, realizando encaminhamentos para bolsa emprego”, destaca a gerente do CAPS.

O acompanhamento da família é um fator muito importante para a recuperação do usuário. O Consultórios de Rua, que é um equipamento específico para o tratamento de álcool e outras drogas,  realiza a abordagem dos dependentes e familiares nos locais públicos, ajudando a identificar o problema. Segundo a diretora geral de atenção à saúde do Recife, Bernadete Perez (foto 2), o processo de cura da dependência não é tarefa fácil e a participação dos familiares é fundamental. “Com o apoio da família existem mais chances da continuidade do tratamento, já que a taxa de reincidência é alta”, afirma.

Os Centros de Apoio Psicossocial atendem os dependentes durante o dia. Caso haja a necessidade de internação, existem quatro albergues terapêuticos no Recife, que atendem homens e mulheres. Os usuários ficam no local por um período de 45 a 60 dias em média, intervalo que varia de acordo com cada caso. 

Os interessados em buscar auxílio para o tratamento de drogas nos CAPS do Recife podem ligar para 0800 281 1520 e buscar mais informações.

REDE ESTADUAL
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos possui dois centros de referência e atendimento aos usuários de drogas (Craud). Um fica no Recife e o outro no município de Bom Jardim, Agreste do estado. Cada unidade realiza 30 atendimentos por dia, das 8h às 20h. Existem também três centros de atendimento aos usuários de drogas (Caud), que ficam em Igarassu, Caruaru e Ouricuri, que funcionam 24h, atendendo casos de média e alta complexidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HAVERÃO FRUTOS...


SEI QUE HAVERÁ FRUTOS, SÓ NÃO SEI QUE FRUTOS SERÃO.

SEI QUE HAVERÁ FLORES, SÓ NÃO SEI QUE FLORES SERÃO.

SEI QUE HAVERÁ FOLHAS, SÓ NÃO SEI QUE SOMBRAS FARÃO.

SEI, PORÉM QUE A SEMENTE QUE SEMEEI

FOI ESCOLHIDA ENTRE AS MELHORES.

SEI TAMBÉM QUE AO SEMEAR, COLOQUEI

TODO MEU AMOR E MINHA CAPACIDADE,

NÃO SEI SE A VERDADE QUE BROTARÁ, SERÁ A VERDADE QUE SEMEEI.

SEI AINDA, QUE A MINHA INTENÇÃO E O MEU EMPENHO

FOI O MELHOR QUE TINHA EM MIM.

NÃO SEI QUE VERDADE BROTARÁ EM CADA UM,

MAS SEI QUE A VERDADE DE CADA UM,

DEPENDERÁ DA CORAGEM, DO ESFORÇO

E DA PERSISTÊNCIA DE CADA UM,

A SEMENTE FOI A MESMA, E OS CUIDADOS TAMBÉM,

A DIFERENÇA ESTÁ NAS MÃOS DE CADA UM.

“CEÇA - Presidente dos Conselhos Tutelares de Pernambuco"