quarta-feira, 21 de setembro de 2011

HOJE É O DIA DA LUTA NACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA...


EU ACREDITO NESSA LUTA...JUNTE-SE A NÓS>>>>>>

ESTUDAR EM ESCADA É UMA DELÍCIA...



T.A.M.B.É.M... com essa alegria toda!!!


Neli, Lili, Cosma e Kátia


Queremos oferecer esta simples homenagem a TODAS AS MERENDEIRAS DO NOSSO MUNICÍPIO e de todas as Escolas do nosso Brasil>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


ESCOLA MUNICIPAL BARÃO DE SUASSUNA , 21 de Setembro de 2011 - cuzcuz com leite...

EDUCAÇÃO INFANTIL E JOGOS MATEMÁTICOS EM ESCADA...

Professora Karla Guimarães - Téc. responsável pela Educação Infantil do Município...


Professora Ceça - coordenadora Pedagógica e Téc. responsável pelos jogos matemáticos...

Na manhã desta quarta-feira, 21 de setembro de 2011, as Professoras Karla Guimarães e Ceça promoveram encontro com as Professoras da Educação Infantil do Município. Foi um momento muito rico e teve a participação da Psicologa Silvia Letícia trazendo informações importantíssimas juntamente com a Diretora de Ensino Janete Ribeiro ( a secretária de Educação, Professora Elizabete Cavalcanti marcou presença no mesmo encontro no horário da tarde).




O encontro foi sediado pela ESCOLA MUNICIPAL BARÃO DE SUASSUNA, e a programação foi construída pensando na melhoria do ensino, qualidade de vida do Professor, crescimento do Município e socialização das experiências. Confira as fotos do encontro:










PARABENIZAMOS O MUNICÍPIO PELAS SUAS CONSTANTES INOVAÇÕES>>>>>>>

EDUCANDÁRIO MENINO DEUS , em ESCADA promove mais um SIMULADÃO....

O Educandário menino Deus, situado na Av. Manoel Pontual do município de Escada, realizou no último sábado 17 de setembro de 2011, mais um momento Pedagógico estratégico, onde os aluns já começam a vivenciar as emoções de um vestibular ou quaisquer outras formas de avaliação em grande grupo. Estamos falando do SIMULADO, onde as turmas em seus respectivos anos, realizam provas que avaliam seus conhecimentos, mas principalmente desenvolvem nos alunos a maturidade de um momento de avalização.


Além de um excelente momento de crescimento, é também uma oportunidade de interação e amizade entre as famílias. As mães são convidadas para atuarem como fiscais de sala e também aproveitam para se conhecerem, conhecerem os amigos de seus filhos, professores...é uma festa.





Após realização das provas os alunos podia levar seus cadernos de exercícios e conferir os gabaritos....



Confira a beleza desse momento:






ESSE É MEU FILHÃO...


OBS.:: fotos do site TIRANDOONDA

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ACC - Aplicação Colégio e Curso realiza Fórum...

No último dia 16 de Setembro de 2011, no campus do ACC - Aplicação Colégio e Curso, aconteceu o FÓRUM : EDUCAÇÃO E POLÍTICA CIDADÃ, com a temática: INCLUSÃO SOCIAL NA LEGISLAÇÃO e sub temas : Saúde, Idosos, ECA, Trabalho, LDB/Educação, Políticas Públicas e Lazer.

O Fórum foi enriquecido com a presença de diversas representações e  profissionais gabaritados em suas áreas. As temáticas foram vivenciadas em diferentes salas de aula, mas todos poderam participar de momentos com aprendizagens bastante significativas.







representante do Abrigo Santa Filonina...
Professora Inês dos Anjos, Coordenadora Pedagógica no município da Escada,  exercendo gestão na Escola Municipal Veronice Maria da Conceição...



representante do Abrigo Monsenhor de Carvalho....
Dra. Silvia Leticia, Psicóloga da Secretaria de Educação do Município de Escada, Técnica responsável pelo processo de Inclusão Social no Município...

Ainda estiveram presentes, representantes do Conselho do Direito da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação, Professoras da Escola Municipal Veronice Maria da Conceição, Professoras das Salas de AEE ( Atendimento Educacional Especializado) dentre outros segmentos de nossa sociedade.




Além de nos receber com um delicioso cofee brack, a Professora Nilbe M. Moreira , Diretora Acadêmica da instituição em foco, nos anunciou de primeira mão que este evento será transformado em um Livro a ser lançado no início do primeiro semestre do ano letivo de 2012. P.A.R.A.B.É.N.S. a todos os que fazem esta brilhante instituição>>>>>>>>>>>>>>>>>





terça-feira, 13 de setembro de 2011

PROJOVEM TRABALHADOR 2011 ABRE PRÉ-INSCRIÇÃO ATÉ 16 DE SETEMBRO

A Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo e a Secretaria de Educação abrem pré-inscrição para o ProJovem Trabalhador 2011, no período de 22 de agosto a 16 de setembro.
 
O Projovem Trabalhador é um programa do Governo do Estado em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Programa Nacional de Inclusão de Jovens que pretende promover a inclusão do jovem no mercado de trabalho, reintegrando-o ao processo educacional, promovendo a sua qualificação social e profissional.
Em Pernambuco, o ProJovem vai atender 12 mil jovens, na faixa etária entre18 e 29 anos, residentes em municípios com atuação dos investimentos, de forma a qualificá-los profissionalmente.
Esse programa possibilita que o jovem se prepare para o mercado de trabalho e adquira vários conhecimentos de acordo com a área escolhida.
Os cursos de qualificação serão de 350 horas/aula. Destas, 100 horas serão de qualificação social (inclusão digital; de valores humano, ética e cidadania; de educação ambiental, higiene pessoal, promoção e qualidade de vida; noções de direitos trabalhistas, formação de cooperativas e prevenção de acidentes de trabalho; estímulo e apoio à elevação da
escolaridade) e 250 horas serão destinadas à qualificação profissional.
Para participar do programa, o jovem precisa:

I – Cursar ou ter concluído o Ensino Fundamental;
II – Cursar ou ter concluído o Ensino Médio;
III – Não pode cursar ou ter concluído o Ensino Superior.
Para se inscrever no programa o jovem precisa se dirigir a uma das escolas participantes.

Confira aqui as relações dos Municípios, escolas e cursos contemplados pelo

AMARAJI
ESCOLA DOM LUIZ DE BRITO
REGIME: MÉDIO
ARCO: TURISMO E HOSPITALIDADE, METALMECÂNICA I e METALMECÂNICA II
ESCADA
ESCOLA PROF ERALDO CAMPOS
REGIME: MÉDIO
ARCO: METALMECÂNICA ii, ADMINISTRAÇÃO e TELEMÁTICA
PRIMAVERA
ESCOLA ELISA MARQUES DE ASSIS
REGIME: MÉDIO
ARCO: TELEMÁTICA, TURISMO E HOSPITALIDADE, e CONSTRUÇÃO E REPAROS

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS EM ESCADA...

Pofessora Edivânia Sousa, Empresária do CESAPE (Centro Educacional de Surdos e Audientes de Pernambuco), professora de LIBRAS e  mãe de surdos, o que faz toda a diferença em sua vida e na vida de todos os que passam por seus ensinamentos...

Essa é a Turma de LIBRAS em Escada...
Diversas Professoras da rede municipal de ensino, funcionários da assistência social e segurança pública estão participando deste curso...


A turma está tão grande que a professora precisa subir na cadeira  para que todos então visualizem bem a comunicação em suas mãos... 

 



As novas tecnologias estão facilitando o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Já estão disponíveis em todo o País dicionários digitais da LIBRAS.

   Conceito
A Língua Brasileira de Sinais foi desenvolvida a partir da língua de sinais francesa. As línguas de sinais não são universais, cada país possui a sua.
A LIBRAS possui estrutura gramatical própria. Os sinais são formados por meio da combinação de formas e de movimentos das mãos e de pontos de referência no corpo ou no espaço.
Segundo a legislação vigente, Libras constitui um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas com deficiência auditiva do Brasil, na qual há uma forma de comunicação e expressão, de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria.
Decretada e sancionada em 24 de abril de 2002, a Lei N° 10.436, no seu artigo 4º, dispõe o seguinte:
"O sistema educacional federal e sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, conforme legislação vigente".
   Dicionário Digital
A Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (MEC) produziu o Dicionário Digital na Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, no formato CD-Rom. Foram distribuídos cerca de 15 mil dicionários para todo o País. Espera-se que cerca de 50 mil estudantes de escolas públicas brasileiras utilizem o material.
O CD-Rom apresenta as palavras em movimento na Língua de Sinais. Este produto foi criado para auxiliar a capacitação de professores que irão trabalhar com alunos deficientes auditivos do Ensino Fundamental.
Outro material de suporte para o ensino-aprendizagem da LIBRAS é o Dicionário Enciclopédico Trilíngüe da Língua de Sinais Brasileira (Português, Inglês e Língua de Sinais), elaborado pelo professor Fernando César Capovilla, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (em versão impressa).
Composição do Dicionário de LIBRAS
Publicado pela Edusp, o Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngüe da Língua de Sinais Brasileira apresenta dois volumes, num total de 1.620 páginas. Contém três capítulos introdutórios, um corpo principal de sinais, um dicionário Inglês-Português, um índice semântico, três capítulos de Educação e três de Tecnologia em Deficiência Auditiva.
Preparação
Durante cerca de cinco anos foram elaboradas pesquisas no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, com o apoio de várias organizações e professores especializados da Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos. O dicionário foi aprovado após inúmeras reuniões e aperfeiçoamentos no Laboratório de Neuropsicolingüística Cognitiva Experimental da USP.
Prêmio Jabuti 2002
Pela sua relevância, o Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngüe da Língua de Sinais Brasileira foi indicado pela Câmara Nacional do Livro ao Prêmio Jabuti 2002, na categoria de Melhor Livro de Educação e Psicologia.

INCLUSÃO SOCIAL, O MAIOR DESAFIO É QUERER>>>>>

7 de Setembro em Frexeiras - Distrito do município da Escada, lindoooooooooooooooooooooooo

 
Com o tema A FORÇA DA PALAVRA E O PODER DA COMUNICAÇÃO, o sub tema trabalhado em Freixeiras foi o da LÍNGUA, tema este que pretendia nos fazer repensar o uso desse tão pequenino órgão como direcionador de nossas vida.Confira a alegria, beleza e satisfação dos alunos, professores e toda comunidade durante o desfile:

  
O EDUCANDÁRIO NOVA ESPERANÇA (rede privada), participou e abrilhantou muito o nosso desfile...PARABÉNS>>>>>>>>>>>>>>>>>
BANDA MARCIAL CÍCERO DIAS, PETI / ESCADA

A PAZ FOI PROCLAMADA PELO EDUCANDÁRIO NOVA ESPERANÇA...

AS CRIANÇAS FIZERAM AS HONRAS MILITARES....
BOMBEIROS...

EXÉRCITO....

MARINHA....
FORÇA AEREA BRASILEIRA...

BANDAS...

ESCOLAS...




FOI UM SHOWWW...
P.A.R.A.B.É.N.S. ÀS GESTORAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS LÍGIA MAGDALA, MINISTRO ANDRÉ E EDUCANDÁRIO NOVA ESPERANÇA>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

HAVERÃO FRUTOS...


SEI QUE HAVERÁ FRUTOS, SÓ NÃO SEI QUE FRUTOS SERÃO.

SEI QUE HAVERÁ FLORES, SÓ NÃO SEI QUE FLORES SERÃO.

SEI QUE HAVERÁ FOLHAS, SÓ NÃO SEI QUE SOMBRAS FARÃO.

SEI, PORÉM QUE A SEMENTE QUE SEMEEI

FOI ESCOLHIDA ENTRE AS MELHORES.

SEI TAMBÉM QUE AO SEMEAR, COLOQUEI

TODO MEU AMOR E MINHA CAPACIDADE,

NÃO SEI SE A VERDADE QUE BROTARÁ, SERÁ A VERDADE QUE SEMEEI.

SEI AINDA, QUE A MINHA INTENÇÃO E O MEU EMPENHO

FOI O MELHOR QUE TINHA EM MIM.

NÃO SEI QUE VERDADE BROTARÁ EM CADA UM,

MAS SEI QUE A VERDADE DE CADA UM,

DEPENDERÁ DA CORAGEM, DO ESFORÇO

E DA PERSISTÊNCIA DE CADA UM,

A SEMENTE FOI A MESMA, E OS CUIDADOS TAMBÉM,

A DIFERENÇA ESTÁ NAS MÃOS DE CADA UM.

“CEÇA - Presidente dos Conselhos Tutelares de Pernambuco"